Bem vindo ao meu blog, aqui você encontra alguns textos para ajudar a entender um pouco daquilo em que nós cremos.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Deus, nomes e títulos (I)

O presente estudo tem como objetivo conhecermos um pouco a Deus através dos nomes e títulos com que a Bíblia se refere a Ele. A cultura onde surgiu a Sagrada Escritura tem como característica a importância que eles dão aos nomes. Na cultura semítica um “nome” possui uma importância especial, pois não é só a designação de alguém, feita por outra pessoa, mas é o próprio ser da pessoa, sua missão, seu destino. A Bíblia refere-se a Deus através de vários nomes que não são apenas para identificá-lo, mas cada nome que a Ele é atribuído algo de novo é dito de sua natureza, caráter, vontade ou autoridade.
Por isso vemos a importância dada a “invocar o nome do Senhor”, pois isso era uma forma de ter comunhão com Ele. A época do Antigo Testamento outras religiões tentavam controlar seus deuses através da manipulação de nomes, enquanto em Israel Deus os proibia de pronunciar Seu nome em vão.
Com o presente texto espero enriquecer-nos um pouco através do estudo dos nomes e títulos de Deus.

אל (’El)
Todos os povos semíticos utilizavam originalmente a palavra ’El para denominar sua deidade e possivelmente deriva de um termo que significava segundo Horton “poder ou proeminência”, o dicionário de Strong nos diz que é usada como adjetivo para “poderoso, especialmente o Todo-poderoso (mas também usado para qualquer divindade)” sendo classificada como um termo genérico para a palavra “Deus” ou “deus”, porém sua origem exata é incerta.
Na Bíblia esse nome é usado junto a outros formando nomes compostos. Cada um desses nomes descreve alguma característica de Deus, veremos alguns deles na parte II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste artigo?